Sugestão de roteiro pelo interior de Santa Catarina – Urubici e São Joaquim ( 3 dias)

Aluguei um carro em Florianópolis e comecei minha viagem para Urubici ( mais ou menos 180km). Lugar simplesmente lindo e com paisagens de tirar o fôlego . Para quem gosta de aventura vai amar esse roteiro. Eu fiquei  3 dias em Urubici e dei uma passada em São Joaquim para conhecer algumas vinícolas também . Achei que 3 dias um pouco corrido, então ficaria mais um dia para explorar melhor as vinícolas de São Joaquim.

Principais atrações :

Canion do espraiado( 42 km)  : Com certeza o melhor lugar nos arredores de Urubici. Simplesmente perfeito! Existem duas formas de chegar lá : fazendo a trilha de 25 km ida e volta de dificuldade média ou pagando uma empresa para ir de carro. O passeio de carro que tem que ser em 4×4  custa em torno de 150 reais por pessoa.  Para fazer o passeio de carro eu indico agendar com a Thays ou Marcos pelo telefone 49-32784732 . Gostei bastante do serviço deles!  Reserve um dia para fazer esse  passeio.

1
Canion do espraiado

                 

Morro da igreja e pedra furada ( 30km)  : lugar muito lindo também. Para chegar ao morro é necessário ter autorização que pode ser requisitada na sede do parque em Urubici. Você pode ir de carro até lá, mas precisa da autorização antes, senão será barrado. Tentei subir o morro de carro no primeiro dia, mas estava tudo nublado e não conseguir  ver nada. Tentei novamente no dia de ir embora e consegui finalmente ver a paisagem abaixo. Lindo!!!  Perto do morro da igreja tem a cachoeira do véu da noiva que fica em uma propriedade privada e você tem que pagar 5 reais para conhecer. Sinceramente não achei a cachoeira tão legal, mas o lugar é uma ótima opção para  almoçar.

2 - Copy
Morro da igreja e Pedra Furada

 Morro campestre ( 9km de urubici)  : mais um lugar deslumbrante perto da cidade. Para chegar lá você coloca no GPS ” MORRO DO CAMPESTRE’. Chegando lá você tem que pagar 5 reais para estacionar o carro e tem uma trilha de mais ou menos 1:30 ida e volta. A trilha tem uma subida um pouco inclinada, então sugiro fazer esse passeio de tênis.

4 - Copy
Morro do Campestre

 

 Fazer um passeio de carro pela Serra do Corvo e Serra do Rio rastro. Sugestão é pegar o carro e começar pela Serra do Corvo, passando pelas cidades de Grã para, Orleans, Lauro Muller e depois subir a Serra do Rio Rastro até chegar novamente em  Urubici. Uma dica legal é uma cervejaria chamada  Lohn que fica antes de Lauro Muller, sendo uma  excelente opção para almoçar e levar algumas cervejas pra casa . A estrada do Rio Rastro é considerado uma das mais bonitas do mundo e realmente vale a pena o passeio. Sai para fazer o passeio as 9 da manhã e voltei as 3 da tarde. O trajeto todo tem uns 200km.

Cachoeira do Avencal( 8km de Urubici). Essa cachoeira fica  no parque no Avencal.  chegando lá você paga 5 reais por carro e tem direito a ir em dois mirantes. Uma opção dentro do parque é fazer uma tirolesa para ver mais de perto a cachoeira. O lugar é bem bonito e vale a visita. Existe uma opção de conhecer a cachoeira por baixo, fazendo uma trilha. Fiquei aproximadamente umas 3 horas no parque, vi os dois mirantes e  fiz a tirolesa( paguei 30 reais).  Imaginava que a tirolesa fosse maior, mas foi divertido e vale a pena ir ( sem muita expectativa).

8 - Copy
Cachoeira do Avencal

 Fazer um passeio de bike pela cidade. Aluguei a bicileta no Sesc por 10 reais e consegui fazer um passeio pela cidade. Lugar tranquilo e bem legal para andar por ai. Vale muito a pena!!!  

9 - Copy

Gruta Nossa Sra de  Loudes  ( 10 km) : Vale dar uma passada por lá , antes de começar o roteiro para a Serra do Corvo e Serra do Rio Rastro. 

10 - Copy

 Visitar as Vinícolas de São Joaquim ( 60 km de Urubici) . Não entendo muito de vinhos, mas dizem que essa região é uma das melhores do Brasil para fazer vinhos. Infelizmente tive pouco tempo para explorar o lugar, mas fui em duas vinícolas e adorei a qualidade. Vinícola monte agudo e Leone de Venezia. Fiz uma degustação de vinhos na Monte agudo e simplesmente amei 😍😍😍😍. O valor foi de 50 reais por pessoa. Tem que agendar com antecedência   ok?  

Restaurantes : infelizmente não tive muito tempo para explorar porque a viagem foi muito corrida, mas fui no Nanali Bistro (muito bom!!!) e Taberna Bistro ( bom). 

Existem outras opções de passeio,  como fazer cavalgada e visitar outras cachoeiras como a trilha da  sete quedas. Infelizmente não deu para fazer tudo, mas acho que cobri as principais atrações da cidade e arredores.

Eu ficaria uns 4 dias nesse roteiro, fiquei 3 e achei que foi um pouco corrido porque não consegui explorar muito São Joaquim. 

Simplesmente amei essa viagem  e recomendo muito 👍!! Conhecer um lugar como o Canion do espraiado da orgulho de ser Brasileiro e estar em um país com tantas belezas naturais.

O próximo post é sobre o vale europeu, uma ótima opção para seguir essa viagem caso você tenha mais tempo. No total fiquei 7 dias nesse roteiro incluindo o valeu europeu.