Vale a pena viajar sozinho?

Um dia me deparei com o fato de querer ir a um lugar do mundo e não ter companhia. Acho que isso é bem comum para várias pessoas né ?  Muitas vezes porque queremos algum destino e as pessoas não topam ou mesmo pelos compromissos dos outros que diferem dos nossos. E aí , será que vale a pena ir sozinho mesmo ? A primeira sensação é que você vai embarcar em uma loucura e que deve desistir até achar alguém que possa ir com você . Loucura  ou não resolvi topar meu primeiro desafio e ir para Montevidéu  sozinha . Estava  com muito frio na barriga e nervosa, mas peguei o avião e fui .

Reservei um hostel e decidi compartilhar um quarto com várias meninas , assim poderia conhecer gente . Chegando no hostel conheci várias pessoas no lobby,   antes mesmo de entrar no meu quarto .Aquela que era pra ser uma viagem solitária  , começou a se transformar em uma viagem de novas amizades .  Por incrível que pareça muitas pessoas estão na mesma situação que você e estão sozinhas viajando por esse mundão .Tive companhia para jantar , conversar e passear . Voltei bem satisfeita da minha primeira viagem só,  afinal sobrevivi ao que na minha cabeça poderia não dar certo 🙂

Nessa viagem fiquei muita amiga da Mayara Solera,  que além de ser muito divertida tira fotos maravilhosas como essa :

Mayara em Punta Ballena
Mayara em Punta Ballena

Parei por aí ? Claro que não,  me senti mais confiante e marquei minha segunda viagem. Fui para o Alasca rs …. perto né ? Reservei novamente um hostel por lá e no primeiro dia já estava conversando com várias pessoas do meu quarto. Gente  de várias nacionalidades e que possuem histórias bem interessantes e diferentes das minhas. Nessa viagem conheci  pessoas maravilhosas como a Sue  da Califórnia e a Vroni da Alemanha . E adivinhem ? Já tenho casa para ficar quando visitar esses lugares novamente . O que descobri nessa viagem é que várias pessoas viajam sozinhas não por 7 dias como eu fiz , mas por meses ou até anos para conhecer o mundo e não tem nenhum tipo de medo em relação a isso. Muita gente perambulando mundo a fora sozinhos . É impressionante !!

Minhas amigas Sue e Vroni e um Americano que está viajando sozinho tirando selfie em todas as capitais do EUA
Minhas amigas Sue e Vroni e um Americano que está viajando sozinho tirando selfie em todas as capitais do EUA

Na minha última viagem decidi fazer algo um pouco mais aventureiro e fui para Patagônia fazer algumas trilhas . Nesta viagem estava mais confiante e sabia que ia conhecer várias pessoas na mesma situação que eu . Não deu outra,  foi a viagem que mais conheci gente e de países e línguas completamente diferentes da minha . Nessa viagem tive um grande desafio pela frente : fazer duas trilhas em dois dias seguidos totalizando 42 km . E esse novos amigos que eu conheci ali? Me apoiaram para eu não desistir e ir até o final  das trilhas e ver paisagens que eu nunca imaginaria na vida que pudesse ver ! Isso não é impressionante ? Como pessoas que você mal conhece podem te dar tanto apoio ? Essa é uma das belezas de viajar só e ser surpreendida pelos gestos de pessoas  que você não espera nada .

5 países diferentes que estavam viajando sozinhos e decidiram fazer uma trilha para ver o Fitz Roy :)
5 países diferentes que estavam viajando sozinhos e decidiram fazer uma trilha para ver o Fitz Roy 🙂

Você também encontrará pessoas que estão viajando pela primeira vez sozinhos e que estão tentando descobrir se o que fizeram realmente valeu a pena. É só perguntar no final da viagem se  a “loucura” valeu a pena e com certeza a resposta é positiva.

Olhem o relato da Brasileira Elisangela que conheci nessa última viagem : “viajar sozinho não significa ficar só. Feliz por ter feito novas amizades e ter divertido muito”

Elisangela e seus novos amigos em Ushuaia
Elisangela e seus novos amigos em Ushuaia

Nessa viagem conheci também  Gustavo,  um brasileiro que saiu do Brasil sozinho para a Patagonia e hoje trabalha como guia de Cavalgadas. Tinha 30 reais quando saiu do país em direção a sua aventura . Nessa hora vejo que tem muitas pessoas corajosas por aí e vejo que não devemos ter medo de fazer aquilo que sonhamos . Muitas histórias tenho para contar , mas isso deixo para outos posts  no tricotando.

Só posso dizer uma coisa . Nao fiquei na dúvida em viajar ou não só . A experiência é única   !!! Fique em um hostel e compartilhe um quarto com novos colegas , puxe assunto e procure aprender mais sobre outras culturas . Com certeza você vai se surpreender assim como eu  nessas minhas Viagens .  Hoje tenho amigos de várias parte do mundo e isso com certeza não tem preço . Além disso , consegui viajar muito mais e explorar o mundo!  Claro que viajar com colegas é bom e você irá fazer  isso várias vezes ainda , mas se não tiver companhia lembre desse meu post e não pense muito e vá !!  Você terá muita histórias para contar e novos amigos para fazer.

“Once you make the commitment to creating a lifesytle of travel , You will be amazed at the doors That open up for you” Autor desconhecido !!!

Tagged with: