Quanto custa ir para Patagônia Argentina ?

Quando planejamos uma viagem a primeira coisa que pensamos é : Quanto vou gastar ? Esse post mostrará para vocês quanto gastei nessa viagem e vai ajudá-los a planejar melhor os custos quando forem para Patagônia Argentina.

Roteiro Macro (8 dias)

Roteiro El Calafate
1 dia Viagem SP -> Buenos Aires -> El Calafate
2 dia Passeio de ônibus para Torres del Paine (Chile )
3 dia Mini trekking no Perito moreno ( passeio mais procurado por lá)
4 dia Cavalgada no Lago argentino
Roteiro El Chaten
5 dia Trilha Laguna de los três (20km ida e volta)
6 dia Trilha para Laguna torre (18km ida e volta )
7 dia Exausta dos 38 km dos dois dias anteriores de trilha fiquei no hostel descansando. Importante para quem vai fazer as trilhas. No final desse dia voltei para El calafate as 6 da tarde , pois no próximo dia iria pegar o voo para SP lá.
8 dia Último passeio na avenida principal de El calafate ( Av del Libertador) pela manhã e  Voo a tarde : El Calafate -> Buenos Aires -> SP
Planilha de Custos
Planilha de Custos

O valor que realmente gastei foi RS 4623, pois economizei na comida , mas para o planejamento de custos e uma folga no orçamento é melhor considerar o valor da tabela.

Algumas observações:

  • CÂMBIO: O valor do real estava 3.40 pesos argentinos. Não faça esse câmbio no Brasil porque é sempre péssimo. No caso do seu vôo chegar em El Calafate o aeroporto não tem loja de câmbio. Então leve pelo menos o necessário para pegar a van para a cidade ( em torno de 120 pesos  : ida e volta) e depois troque na cidade. O cambio em El calafate é feito nos restaurantes/lojas/hoteis, então tem que pesquisar bastante porque a variação é grande
  • HOTEL: Fiquei em hostel nas duas cidades : El chaten   e El Calafate e compartilhei um quarto com mais 3 meninas . Se você quiser um quarto privado com banheiro terá que fazer suas pesquisas novamente e alterar o valor nessa linha na tabela. Super indico os dois hostels que fiquei :    America del Sur em El Calafate e  Lo trivi em El chaten ( reservei os dois no booking.com)
  • VÔO: Pesquise com antecedência o vôo para El calafate para economizar. Comprei com 5 meses de antecedência
  • COMIDA : Valor médio de 300 pesos argentinos por refeição. Inclui um bom almoço com um copo de vinho. O valor total está super estimado porque você faz muitos passeios que duram o dia inteiro e não vai almoçar e jantar em restaurantes, mas é uma boa case de cálculo. Não almoçei nem jantei nos restaurantes em El chaten porque a maioria estava fechado no inverno e além disso você passa o dia inteiro em trilha. Nesse caso comprei comida no supermecado e fiz a comida no hostel.
  • PASSEIOS : Em el calafate os passeios são bem caros e variam muito coforme o post anterior, mas coloquei o valor médio por dia de passeios como ( Mini trekking e torres del paine). Se você escolher outros passeios esse valor pode baixar bastante. Não paguei nenhum passeio em El chaten porque eram trilhas e você não tem que pagar por elas e pode ir sozinho e sem guia;

Gastar menos em viagem é questão de fazer um bom planejamento com antecedência.

Outros posts sobre a Patagônia :