Patagônia Argentina no Inverno

Sempre escutei sobre a beleza desse lugar e estava curiosa para conhecer.  A Patagônia é dividida em Argentina e Chilena. Para explorar tudo  são necessários pelo menos 3 semanas e infelizmente eu só tinha 8 dias para fazer esse roteiro. Resolvi então  focar em alguns lugares da Argentina ( El calafate e El chaten) . Esse era o plano inicial,  porém pesquisando melhor descobri que tinha um passeio que saia de El calafate e ia para Torres del paine no Chile no mesmo dia (não aguentei e fiz também). Um outro lugar interessante para se conhecer na Patagônia Argentina é Puerto Madryn. Uma amiga que conheci durante a viagem foi para lá e viu baleias, leões marinhos, etc. Se você tiver mais dias vale a pena fazer essa visita também.

Puerto Madryn
Puerto Madryn

Pesquisei bastante sobre El calafate e El chaten e decidi dividir os dias que tinha entre as duas cidades.  Resolvi ir na primeira quinzena de setembro que é o final do inverno por lá e estaria mais tranquilo e é mais barato . Não achei muita coisa na internet sobre as pessoas indo nessa época . Mesmo assim decidi ir e ver o que as duas cidades tinham para me oferecer . O frio ? Com a roupa apropriada era super tranquilo de aguentar ( temperatra variava entre -3 e 4 ).

As propostas das duas cidades são completamente diferentes . Enquanto El calafate tem passeios bem estruturados e é uma cidade mais turística, El chaten é a cidade para os aventureiros por trilhas  e por isso é apelidada de cidade dos trekkings. Eu gostei mais de El chaten porque a cidade é mais bonita e os passeios são de tirar o fôlego !!!! Mas isso é questão de gosto .. Quem quiser um roteiro mais tranquilo não vá para El chaten , pois não vale a pena ir para cidade só para comer né ? Existem outros passeios que não são de trilhas em El chaten,  mas sinceramente acho que os lugares mais bonitos são explorados pelas trilhas.

Cidade de El Calafate
Cidade de El Calafate

Detalhes do meu roteiro:

Capture

El calafate proporciona muitos passeios como esses abaixo :

Capture2

Literalmente tem passeios para todas as idades e gostos 🙂

As escolhas dos meus passeios foram pelo que já tinha feito em outras viagens . Com certeza cada um terá um roteiro diferente aqui , então a idéia não é passar um roteiro em dias e sim opções do que você pode fazer por lá .

Passeios que fiz em El calafate:

Calvagada
Cavalgada
Mini Trekking no Perito Moreno
Mini Trekking no Perito Moreno
Passeio de um dia para Torres del Paine Chile
Passeio de um dia para Torres del Paine Chile

No terceiro dia peguei o ônibus as 6 da tarde na estação de ônibus de El calafate e fui para El chaten ( 800 pesos ida e volta). A viagem dura umas 3 horas e é bem bonita . Tem visão do lago argentino e o Fitz Roy de longe .  Fiquei três dias lá , mas o ideal seria bem mais porque muitos dias são nublados e não são os melhores dia pra fazer a trilha porque você não vê a paisagem toda . Fiz as duas principais trilhas da cidade : Laguna de los tres e Laguna Torre. Um dica importante aqui é tentar ver a previsão do tempo para ver se não terão vários dias seguidos de tempo nublado.

Cidade de El chaten
Cidade de El chaten

Continuando meu roteiro:

Capture3

Vale a pena ir no final do Inverno para a Patagônia como eu fui ???

Veja as fotos abaixo e com certeza te responde ….

Vsta do final da trilha Cerro Torre
Vista do final da trilha Cerro Torre
Geleira Perito Moreno
Geleira Perito Moreno  – foto por @isoldacc

Laguna Capri
Laguna Capri
Trilha Laguna Torre
Trilha Laguna Torre

El calafate não estava tão vazio e muitas atividades podem ser feitas nessa época. Durante a noite a cidade é cheia e muitas pessoas vão para os restaurantes.  El chaten estava bem vazia e tive alguns problemas em relação aos restaurantes abertos no almoço no dia que não fiz trilha, mas a paisagem é completamente diferente do verão e é LINDÍSSIMA !!!!

Acho que os meses de Junho , Junho e Agosto são um pouco mais complicados para ir porque muitos passeios não estão aberto e o frio é maior ainda.  Com certeza indico ir nos meses de Setembro , Outubro e Novembro antes da alta temporada que começa em Dezembro.

Algumas coisas que aprendi nessa viagem:

  • Vale a pena ir no final do inverno !!! A paisagem é linda e a cidade está mais vazia e você irá aproveitar muito mais;
  •  A partir de dezembro as duas cidades ( El chaten e El calafate ) lotam !!!!
  • Cordeiro é a principal comida da Patagônia Argentina e o churrasco é muito gostoso;
  • Argentina não é só Buenos Aires e com certeza essa não é a parte mais bonita de lá !!! Na verdade nem gosto muito de Buenos Aires e hoje tenho uma outra visão da Argentina;
  • Tinha visitado a Alasca a pouco tempo e achei que era parecido. Não é !!! 🙂
  • O perito Moreno é a única geleira que não está retrocendendo. Por que ? Ninguem sabe  …. Além disso,  é a geleira de mais fácil acesso do mundo ….
  • A diversidade de animais é impressionante : Guanacos,  Ovelhas, Leões marinhos, etc
  • Não foquei em conhecer os restaurantes dessa vez e sim aproveitar o máximo da paisagem . Consulte o tripadvisor para escolher alguns restaurantes por lá . Infelizmente dessa vez não poderei dar dicas
  • Quero voltar na Patagônia Chilena. Torres de Paine é simplesmente um espetáculo !!!

AMEI a Patagônia !!!!!!!!!! Quando pensar em uma próxima viagem escolha algum destino diferente do óbvio porque vai te surpreender  ….

Outros post sobre a Patagônia :