Já pensou em fazer uma trilha em cima das geleiras ????

Quando pensei em ir para o Alasca queria fazer passeios diferentes dos convencionais. Procurando na internet descobri que seria possível fazer um trekking nas geleiras. Pesquisei quais trilhas eram possíveis e descobri que em Juneau ( cidade que eu estava) tem uma chamada West Glacier Trail para o glaciar mendehall . A diferença dessa trilha para as convencionais é que eu conseguiria estar literalmente em cima de uma geleira. Divertido né? 🙂

Por que conhecer uma geleira de perto ? A maioria das pessoas conhecem os glaciares pelos barcos ou cruzeiros e de longe , mas não fiquei satisfeita só com isso. Descobri que muitas pessoas faziam trekking para ver as famosas cavernas de gelo e as fendas azuis. Parece coisa de outro mundo, né? Não pensei duas vezes e resolvi topar o desafio.

O próximo passo seria procurar agências na cidade para fazer a trilha. Sinceramente acho loucura as pessoas que fazem isso sozinhas em lugares desconhecidos. Só existe uma agência em Juneau que faz esse passeio, pois é a única homologada : http://beyondak.com/trips/mendenhall-glacier-trek . Além disso, o passeio na geleira requer equipamentos específicos como os crampons e Ice axe. Olhem nas fotos o que seria isso ….

 Crampons
Crampon
Ice axe
Ice axe

Dados da trilha:

Nome: West trail  Mendehall

Distância : aproximadamente 13 km

Nível: desafiadora

Duração : 8 horas

Custo: US 230

Empresa : Above and Beyond ( única empresa habilitada para fazer o trekking)

Nível físico exigido : deve ter condicionamento necessário para caminhar em terreno não plano durante aproximadamente 8 horas,  carregando uma mochila de uns 6kg.

Mapa das trilhas para a Geleira Mendehall
Mapa das trilhas para a Geleira Mendehall

E como é a trilha ?

O inicio da trilha é em um estacionamento situado no final da estrada Skater’s Cabin , conforme mapa acima. Estacionando o carro lá você caminha em direção a maior floresta dos Estados Unidos ( Tongass national forest). Você vai andar bastante tempo nessa floresta e o início da trilha é bem tranquila ( no começo você até acha que vai ser bem fácil rsrsrs). Porém depois de mais ou menos uma hora, começam as intermináveis subidas para chegar ao glaciar mendehall.

Tongass national forest
Tongass national fores

A floresta é muito bonita e o passeio é bem divertido. Além disso, existem várias paisagens legais pelo caminho.

Tongass national forest
Tongass national forest

Depois de quase 3 horas caminhando chegamos ao glaciar mendehall. É simplesmente impressionante a beleza do lugar e você ve que toda aquela subidinha chata valeu a pena !!!!

Geleira Mendehall
Geleira Mendehall

Mas a idéia da trilha não era só chegar até ai. O melhor ainda está por vir 🙂

Até então não tínhamos colocados os equipamentos específicos para andar em cima do gelo ( estava tudo dentro da mochilas). Era a hora de colocar os crampons e o capacete. Vi muita gente indo para as geleiras sem nenhum equipamento de segurança. Loucura né?

Depois de equipados começamos a andar pelo glaciar Mendehall. Vou dizer que é muito emocionante estar em cima de uma geleira pela primeira vez na vida … Olha como eu estava feliz rsrsrs

Geleira Mendehall
Geleira Mendehall

Vimos também algumas fendas azuis. Infelizmente a foto não retrata o que eu vi lá, mas esse buraco era bem grande …. Consegui beber água da geleira também. Além de geladinha ( risos) ela é mais potável que qualquer água mineral que você encontre no supermercado.

Geleira Mendehall
Geleira Mendehall
Geleira Mendehall
Geleira Mendehall
Geleira Mendehall
Geleira Mendehall

Eu li nas minhas pesquisas que existem cavernas dentro das geleiras. Sabiam disso ? Estava bem ansiosa por essa parte, pois via cada foto na internet que me deixou mais animada ainda para fazer a trilha. Chegando perto da caverna a empresa disse que ia validar questões de segurança para ver se podíamos entrar ou não na caverna. Essa parte eu não sabia e fiquei um pouco tensa sem saber se ia conseguir entrar ou não. E finalmente a guia voltou e falou que poderíamos seguir …. FELIZ DEMAIS nessa hora 🙂

Vejam a entrada da Caverna…. Já impressiona de tão bela né?

Cavernas de Gelo
Cavernas de Gelo

Entra lá foi emoção pura e saber que  valeu todos esforços que tive para estar naquele momento que é único na vida … Me senti muito abençoada por conhecer um lugar que poucas pessoas tem a possibilidade de conhecer ……. Não tenho nem palavras para descrever esse momento da viagem …. INESQUECÍVEL !!!!

Cavernas de Gelo
Cavernas de Gelo
Cavernas de Gelo
Cavernas de Gelo

Eu fiz um vídeo da caverna para vocês olharem melhor ela por dentro. Acredito que da para entender melhor o que seria uma caverna de gelo. Vejam que elas estão derretendo !!! 😦

Caso queiram assistir no Youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=f-zGACcpg-U .

Passamos mais ou menos uma duas horas caminhando no gelo e como tudo na vida não é perfeito existia uma longa caminhada de volta. Apesar do longo caminho me sentia realizada por ter conhecido esse lugar tão lindo !!! Já viajei bastante na vida e realmente posso dizer que esse foi um dia ESPECIAL !!!!

Final da Trilha
Final da Trilha

A duração total de trilha foi de aproximadamente 8 horas. Uma coisa que me impressionou também é que existiam muitas crianças fazendo a trilha comigo. Acreditem, elas tem um condicionamento físico muito melhor que o nosso.

Espero que tenham gostado e sintam vontade de fazer um passeio diferente como esse. Trilhas nas geleira não existem só no Alasca , mas em lugares como a Patagônia por exemplo ( bem mais perto que o Alasca né? Rs).

E para finalizar um video de como estava no final da trilha …. Kkkkk .  Estava literalmente acabada !!!!

Outros posts sobre o Alasca:

Primeira experiência no Alasca

Top 5 – Juneau – Alasca

Que tipo de comida temos no Alasca?