Como fazer um MURAL MAGNÉTICO DE FOTOS DE VIAGENS

Como todo apaixonado por viagens, sempre pensei o que poderia fazer com tantas fotos tiradas nos mais diferentes lugares. Essas fotos não representam somente paisagens bonitas, mas sim maravilhosas recordações de cada momento em que foram tiradas.

A primeira opção seria imprimir para deixar em porta retratos, mas isso ocuparia a casa toda!

Andei então pesquisando alternativas de como fazer um mural de fotos aqui em casa e a ideia deste post é compartilhar com vocês o que eu fiz e o mais importante: como fazer! 🙂

A opção escolhida foi a de um mural magnético e o resultado final ficou assim:

Mural magnético de fotos
Mural magnético de fotos

Muito legal, né? Todo dia acordo e ao invés de ligar a TV, fico olhando as fotos e relembrando vários momentos bons que tive na vida. Claro que você pode fazer o mural onde quiser, mas no meu caso coloquei no quarto mesmo, em posição estratégica em frente à cama.

Materiais necessários para fazer o mural magnético de fotos:

  • Tinta magnética (comprei da Colorgin, não consegui achar outra marca, mas deve existir. Se alguém tiver outra indicação, comenta aqui, please!)
  • Fita crepe;
  • Tinta da cor da parede para passar por cima da tinta magnética (sim, eu também achava que ela seria incolor e só descobri que ela fica na cor chumbo depois de começar a pintar! Hehehe);
  • Pincéis e rolo de parede para pintura;
  • Lixa de parede;
  • Jornais para forrar o chão;
  • Luvas e materiais para se proteger do cheiro da tinta;
  • Manta magnética para colar as fotos;
  • E claro, as fotos impressas!

Já tinha ouvido falar da tinta magnética da Suvenil, mas quando fui procurar, fiquei sabendo que eles retiraram de fabricação.  Na hora fiquei decepcionada porque era a única marca que eu conhecia, mas não desisti e fui pesquisar outras opções até que eu achei a tinta em spray da Colorgin.

Tinta Spray Magnético - Colorgin
Tinta Spray Magnético – Colorgin

De posse de todos os materiais, vamos ao passo a passo:

  1. Delimitar o quadrado ou o retângulo com a fita crepe no lugar da parede que você quer montar o mural. Se a parede tiver imperfeições, é a hora de usar a lixa para resolver este problema antes de iniciar a pintura.
  2. Passar a tinta spray dentro de toda a área delimitada. Importante: Tem que passar várias camadas da tinta magnética para fixar o ímã na parede. Eu passei umas 4 camadas, mas passaria mais para fixar ainda melhor. Dimensões do meu mural –  1,5mx1m – gastei 5 latas de spray. Cada latinha custou em torno de RS 31,00.

Para vocês terem uma noção de como ficou a área na parede delimitada pela fita crepe e como foi ficando a pintura da parede com a tinta magnética, vejam a foto abaixo:

3

3.  Depois da área toda imantada, você precisa esperar secar.

4.  Por fim, é preciso pintar novamente a parede com a cor escolhida. Como a parte imantada é muito escura, você     precisará passar várias camadas de tinta para cobrir tudo.

5.  É só deixar a parede secar e está pronta!!!

E agora o que fazer com as fotos ?

Escolhi várias fotos das viagens e mandei imprimir.  Pesquisei e descobri que tinha a opção de já mandar imprimir a foto em um ímã, mas quando vi o valor (aproximadamente R$ 50,00 para 4 fotos pequenas) pensei que ficaria inviável fazer a parede toda assim.

Minha segunda opção seria comprar ímãs, mas o mural não ficaria tão bonito.  Além disso, ímãs bonitinhos e moderninhos são bem caros também, né?

Pesquisei outras opções e descobri que existe uma manta magnética no tamanho A4 e que já vem com fita adesiva. O preço? 20 folhas de A4 custam aproximadamente R$ 37,00.  Com 20 folhas consegui fazer  80 fotos. A ideia é colar a foto na manta magnetica que já é adesiva e depois pregar na parede.

Comprei dessse site, mas vocês podem procurar em outros lugares também:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-654601831-kit-com-20-f-manta-magnetica-adesivada-a4-_JM#redirectedFromParent

Cada foto ficou assim:

Frente da foto
Frente da foto
Atrás da foto
Atrás da foto

Depois é só colocar cada foto no mural magnético e pronto, seu mural de fotos estará completo!!! Legal demais, né?

Se tiverem qualquer dúvida de como montar a parede de fotos é só deixar nos comentários abaixo que eu respondo, ok?