Roteiro Atacama

Foi até então a viagem mais diferente e bonita que já fiz. Estou muito feliz por ter realizado o sonho de conhecer o Atacama e o Uyuni. Afinal, o deserto não é só areia e pedras. Tem isso também e é lindo, mas tem lagoas deslumbrantes de todas as cores, vulcões com seus géisers, ilhas de cactos gigantes, águas termais e o céu estrelado mais lindo que já vi na vida. O Atacama é lindo demais. San Pedro do Atacama tem muitas comidas gostosas, pessoas super atenciosas e é um charme a parte. Fiz vários passeios e cada um era uma nova aventura.

Superar a altitude para mim foi um pouco complicado, mas valeu a pena porque o Atacama é um espetáculo à parte. Já que estava no Chile por que não conhecer o maior deserto de sal da Bolívia, né? Já sabia que ia passar perrengues e que a Bolívia seria totalmente diferente do Chile, mas valeu o risco. A viagem para o Uyuni me mostrou mais uma vez que o deserto pode sim ser ainda mais diferente com lagoas totalmente distintas do Atacama. Chegar no maior deserto de sal do mundo e achar que está no céu não tem preço. Terminei minha viagem pela Bolívia me perguntando por que um país com um deserto tão lindo não investe nada em infraestrutura para atender os visitantes.

Vale a pena ir para o Atacama e Uyuni? Claro que sim, mas saiba que você vai passar muitos perrengues e tem que estar preparado pra isso. Em compensação, desfrutará de uma das paisagens mais lindas que verá na sua vida. Vale a pena pensar nesse destino e sair dos destinos óbvios.

Vou começar esse post falando especificamente do Atacama e depois vou escrever um sobre o Uyuni, ok? A ideia desse post é dar uma visão geral de como se programar para a viagem e depois vou escrever outros posts detalhando alguns passeios também.

Imagens da Cidade de San Pedro do Atacama
Imagens da Cidade de San Pedro do Atacama

 

Como chegar lá?

A rota mais comum para o Atacama é pegar um avião para Calama (Chile) com escala em Santiago. O voo para Santiago partindo de SP dura 3h30 e o vôo de Santiago para Calama é de 1h40. Chegando em Calama, é necessário pegar um transfer para San Pedro do Atacama. Existem várias empresas que fazem esse transfer, tais como: Lincancabur , Pampa e a Transvip. No meu caso, agendei antencipadamente pelo site com a Licancabur ( CLP 12.000 Ida ou CLP 20.000 Ida e Volta – moeda local).

Site da Licancabur: http://www.translicancabur.cl/

Câmbio

Comprei antecipadamente alguns pesos chilenos (CLP) na casa de câmbio em SP. Me falaram que a casa de câmbio do aeroporto de Santiago era muito mais barata. Chegando no aeroporto de Santiago fiquei irritada ao saber que tinha pagado 0.0053 no Brasil e no aeroporto de Santiago estava 0.0046. Aprendizado!!! Não faça a compra de dólar pra depois trocar pra peso (é furada !!!). Faça a troca de real pra peso chileno no aeroporto de Santiago. Só tem um problema: se chegar tarde no aeroporto de Santiago, a casa de câmbio pode estar fechada (aconteceu isso com uma amiga).

Roteiro

Na minha visão, o tempo mínimo para ficar em San Pedro do Atacama é de 5 dias. Fiz os passeios mais comuns do Atacama como mostrado abaixo, mas existem outros passeios bem interessantes e mais radicais como:  subida ao Cerro Toco, Lascar, Sairecabur e o famoso Lincancabur (todos vulcões), trekking ao Valle de Los Cactus, Termas Puritana, etc. São passeios que variam de iniciante a avançado. Nenhum blog que eu li falava desses passeios e como estava com minha agendada lotada não consegui fazer a subida do Cerro Toco (iniciante para subida de vulcões). Por isso é bom ponderar se quer mesmo sair com tudo agendado do Brasil. Vi esses passeios diferentes na agência chamada Aventura San Pedro (Caracoles 455).

Meu roteiro:

Quase todos os passeios abaixo eu fiz pela Grado 10. Além do pagamento da empresa que faz o tour, é necessário pagar uma entrada em cada tour.

Vejam o roteiro abaixo:

Dia Passeio Preço Avaliação do passeio
08/03 Valle de La luna e Valle de La Muerte (Tarde) CLP 15.000   (Grado10) + CLP 3.000 (entrada) Muito Bom! A pedra do Coiote é um destaque nesse dia.
09/03 Lagunas Altiplanicas (manhã) e Passeio Astronômico Space (noite) CLP 40.000 (Grado 10) + CLP 5.000 (entrada) -> Lagunas Altiplanicas e CLP 20.000 para o Tour astronômico (Space) Muito Bom! O Salar do Atacama foi um diferencial nesse passeio. O passeio da noite (tour astronômico foi espetacular).
10/03 Geirsers del Tatio (dia todo) CLP 35.000 (Grado10) + CLP 5.000 (entrada) Excelente !!!!!!
11/03 Salar de Tarra(dia todo) CLP 50.000 (Fiz esse passeio pela Terra Extreme porque a Grado10 não estava fazendo). Excelente !!!!!!
12/03 Laguna Cejar (tarde) CLP 20.000 (Grado10) + CLP 15.000 (entrada: os índios mudaram a tarifa de CLP 2.000 para CLP15.000. É mole ?) Médio, não tem muita paisagem bonita, mas tem a experiência de entrar em uma laguna e não afundar.

Adorei a Grado10 (foi a empresa mais recomendada em todos os blogs que li). Geralmente eles estão cheios e é bom agendar com antecedência pelo site. Na semana que eu fui, a Grado10 estava tranquila e poderia até ter visto com outras agências também.
No dia do Geirsers del tatio, a empresa Grado10 me informou que tinha poucas pessoas para o passeio e que iríamos fazer o tour com um guia privado no carro. Sinceramente foi a melhor coisa que aconteceu porque o guia era fantástico e saía do padrão de só mostrar as coisas do roteiro. Amei de verdade o guia. Peguei o cartão dele caso alguém se interesse. Marcos, e-mail: marcossen@gmail.com, telefone: +5695237358. Se você gosta de passeios em que os guias detalham tudo e falam sem parar, talvez não goste tanto do Marcos como eu gostei. O estilo dele é falar o básico e mostrar coisas diferentes. Eu prefiro assim porque dá tempo de ver as coisas com mais calma e pesquisar depois caso precise.

Site Grado 10:

http://www.turismogrado10.com/grado10-home.nsf/genpage?openagent&CLASE=PAGE&ID=inicio.html

Site Space:

http://www.spaceobs.com/en/Atacama-Lodge

Acomodação

Eu fique em um hotel um pouco afastado da rua principal de San Pedro do Atacama (Caracoles), porém o Hostel era ótimo e super em conta. O único problema era ir para rua principal a noite e ter que voltar no escuro! rs.

Endereço: Hostel Atacama North: Calle 28 de Agosto Nro 14. Paguei em torno de CLP 200.000 para 5 dias.

O hostel mais comentado nos blogs e que tem mais gente jovem é o Campo Base (Toconao 535). Estava lotado quando fiz a reserva, então faça a reserva com antecedência, caso queira ficar lá.

Existem outros hotéis bem perto da rua principal com piscina como o Kimal, mas a diária já sobe para US 200.

Escutei falar de hotéis que o valor da diária é em torno de US 1.000 e que o teto do quarto possibilita ver o belíssimo céu do Atacama (mas acho que isso será em uma outra vida kkkkkkkkkkk).

Resumindo, o Atacama tem todos os estilos de hotéis. Desde hotéis mais simples como o que eu fiquei até hotéis super caros. Tudo depende de quanto dinheiro você quer investir.

Restaurantes

Restaurante Adobe: média de CLP 10.000 por pessoa. Comida muito gostosa e o restaurante é bem rústico e bonito.

Restaurante Adobe
Restaurante Adobe

No dia que visitei, comi uma pizza de marguerita bem fininha. É um dos restaurantes mais famosos de San Pedro hoje e vale a pena conhecer.

Restaurante Paatch: média de CLP 10.000 por pessoa. Super recomendo.

pacthaa

Resuranta Paatch
Restaurante Paatch

Pizzaria “El charrua” : Pizza bem gostosa e fina e com preço mais em conta. Média CLP 7.000.

Pizzaria El charrua
Pizzaria El charrua

La picada del indio: Acredito que é o melhor restaurante com relação a custo e benefício. É um pouco mais barato, com média de CLP 7.000 e bem gostoso. Comi dois dias lá (tem carne, peixe, saladas). Muito indicado pelas agências turísticas.

Restaurante La picada del indio
Restaurante La picada del indio

Restaurante Ayllu: É o restaurante mais moderninho que eu fui. Estava tocando house e tinha uma lareira. A comida é bem gostosa, porém achei um pouco cara. Em torno de CLP 15.000 por pessoa. Acredito que vale a pena ir pelo menos um dia para conhecer. Eles vendem carne de Lhama e essa carne é restrita a poucos restaurantes em San Pedro.

Restaurante Ayllu
Restaurante Ayllu
Restaurante Ayllu
Restaurante Ayllu

A sorveteria mais famosa de San Pedro é a San Francisco. Tomei um sorte lá, mas não achei tão bom assim. Fui à tarde, quando o tempo esquenta muito e a gente fica morrendo de vontade de tomar sorvete!

Não coloquei o endereço dos restaurantes pois em San Pedro tudo fica em torno da rua principal (Caracoles) e é fácil de encontrar.

Dicas Gerais

1) Levar camisetas leves de manga comprida. O sol no Atacama e no Uyuni é muito forte e você corre o risco de insolação. A camisa de manga longa ajuda a não queimar. Acho que para homem fica complicado essa parte 🙂

2) Levar lanterna, saco de dormir (se depois do Atacama você for fazer o UYUNI),  protetor solar fator 50 ou maior, manteiga de cacau e creme para o corpo. Lá é exageradamente seco 🙂

3) Estar preparado para temperaturas de -10 a 40. Deserto é isso rsrs

4) Comer pouco antes de ir para passeios com maior altitude e ir comendo aos poucos durante os passeios. Com o aumento de altitude o corpo passa a digerir os alimentos mais devagar e você pode passar mal caso coma muito. Não comer nada antes dos passeios também é ruim porque o corpo começa a trabalhar e não tem nada para digerir. Mastiguei folha de coca e me ajudou um pouco. Vale a pena experimentar para ajudar no processo de adaptação com a altitude.

5) Começar pelos passeios de menos altitude para ir acostumando. Parece besteira, mas é essencial para o corpo.

6) Fazer o Atacama antes do Uyuni. O Uyuni tem altitude maior e o corpo precisa ir acostumando aos poucos.

7 ) Estar preparado pra fazer xixi nas pedras escondido kkkk (como dizem os chilenos na patch mama).

8) No  Atacama fiz o passeio para ver as estrelas. AMEI !!!! A agência mais recomendada é a Space (super lotada). Agende com a Space com antecedência pelo site.

9) Quem tiver carteirinha de estudante é bom levar porque alguns passeios do Atacama tem desconto na entrada.

10) Por último, tente se desligar da internet e viver a viagem de forma plena. Foi uma das melhores coisas que fiz na viagem. Vivi de fato o Atacama e o Uyuni. Sem whatsapp , Instagram e face rsrs

Bom, acho que para o primeiro post sobre o Atacama já temos bastante informações. Vou escrever outros posts, pois acho que temos muitas dicas úteis para compartilhar. Até o próximo post.  😉

Outros posts sobre o Atacama ( Clique abaixo):

Laguna Cejar – Atacama

Salar de tara – Atacama

Valle de la Luna e Valle de la Muerte – Atacama

Lagunas Altiplânicas – Atacama

Geirsers del tatio – Atacama

Tour Astronômico – Atacama

Quanto custa uma viagem para o Atacama ?

Algumas fotos desse lugar tão lindo !!!!

Las tres marias
Las tres marias



 


 

Valle de la luna
Valle de la luna
Salar de tara
Salar de tara
Deserto do Atacama
Deserto do Atacama
Salar de tara
Salar de tara
Deserto do Atacama
Deserto do Atacama
Laguna Cejar
Laguna Cejar
Tour Astronômico Space
Tour Astronômico Space